30 de mai. de 2011

BRASILUSA



Neste final de semana assisti ao vivo a abertura de uma exposição de artistas brasileiras em NY

(http://brazilianendowment.org/Videos-OnLine.php) . Foi um sucesso, com muitos brasileiros e americanos interagindo no maravilhoso espaço da BEA.

Em especial, as obras da fotógrafa Rachel Kleinubing que já falei em um post anterior, que mostram a mulher brasileira no canyon Guartelá, e as pinturas de Marta Spagnol e Silvana Annes, todas encaminhadas pela marchand Miriam Soprana da Casa+ Arte Galeria (http://www.casamaisarte.com.br).

A BEA é uma organização sem fins lucrativos que promove conferências, palestras, congressos, exposições de arte, aulas de português, recitais de música, mostra de filmes, lançamentos de livros e eventos literários.

Inaugurada em 4 de dezembro de 2006 pela União Brasileira dos Escritores de New York (Ubeny), a BEA também sedia a Biblioteca Machado de Assis, primeira e única Biblioteca Brasileira em Nova York, que possui atualmente acervo de mais de 4 mil títulos. Os livros são frutos de doações da Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras, instituições privadas e colaborações individuais.

A BEA já recebeu a visita de acadêmicos como Nelson Pereira dos Santos, Nelida Piñon, José Sarney, Ana Maria Machado, Marcos Vilaça e Luiz Carlos Lisboa, além do cartunista Maurício de Souza e diversos outros escritores ( www.brasilianendowmnet.org).

Achei muito legal este recurso que nos possibilita assistir aos eventos, não só as exposições, mas também palestras e outros eventos. Também adorei conhecer a BEA e perceber que estamos muito bem representados por lá.

Nenhum comentário: