14 de jun. de 2011

Festas Juninas





Sua origem vem da Europa antiga, para comemorar o início da colheita, que normalmente ocorria no solstício de verão ( dia mais curto com noite mais longa do ano). Durante as festas eram feitas oferendas a Juno, Deus da Fertilidade, com comidas e bebidas. Também faziam uma grande fogueira para espantar os maus espíritos. Com o fortalecimento do Catolicismo a festa foi se adaptando, homenageando então os santos católicos que nasceram no mesmo período da festa, São João, Santo Antônio e São Pedro.

Foram os portugueses que trouxeram a festa para o Brasil. Uma boa festa tem balões, fogueira, mastro, bandeirinhas, quadrilha e muita comida!

O que eu adoro nas festas juninas são as roupas (claro!), as bandeirinhas, o clima divertido, bom para encontrar os amigos e as risadas gostosas que surgem desses encontros! Ah sim, o quentão e a pipoca, com certeza!

Então desejo Boas festas e muitas brincadeiras!!!

5 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Eli,
As fotos ficaram ótimas.
Que festança!

É como eu sempre digo:
Nos posts do blog da Eli
sempre aprendemos algo.
Eu não conhecia a origem
das festas juninas.
Muito interessante!
bjs
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantil
ejuvenil.blogspot.com

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá Eli!
Daqui senti o cheiro da fumaça da fogueira e os caipiras animados. A grande roda na dança das meninas, seu sorriso marcou a emoção do momento. Mãe e filha no mesmo tempo. Escutamos suas risadas. Linda festa, belos momentos!

Fernanda Moschetta disse...

Eli, feliz de estar neste sua lembrança, que saudaaaades, para mim festa Junina sempre teve cheiro de quentão com lembranças de muiitos amigos e aniversários, mas com certeza depois da nossa festança, Festa Junina fica marcada pelo festejo de uma maravilhosa amizade! Obrigado por relembrar isso.

Thais disse...

Ei prima. Que legal.. Adorei. hehehe.
Tava sem tempo de vir aqui, mas agora pretendo "bater ponto" normalmente ;)

Rachel Kleinubing disse...

Eli, que vontade me deu de repetir a dose! Adorei as informações também. bjs