4 de fev. de 2011

Dei um susto no meu vizinho!


Dei um susto no meu vizinho!

Fui criada em uma rua em que as pessoas se conheciam, se diziam “Bom dia!”, “Boa Tarde!”, um aceno de mão quando passavam.

A cordialidade se fazia presente de uma maneira tão natural que nunca tinha percebido o quanto isso era importante para mim ou o quanto a ausência disso me faria falta.

Obviamente que esta rua não fica em Curitiba, onde estou residindo atualmente. Acontece que agora só tenho um vizinho próximo de um lado da minha casa, pois dos outros tenho ruas movimentadas que nos distanciam. Claro que ali também existem casas, para as quais abano eventualmente, tendo como resposta um olhar espantado de quem deve estar pensando sobre quem será está maluca.

Então, hoje resolvi me apresentar a este vizinho próximo...levei uma florzinha com um cartão e o meu telefone, colocando-me ao seu dispor. Até agora não consigo esquecer o olhar de espanto do senhor que me atendeu. Fico imaginando o que não passava pela cabeça dele, enquanto tentava disfarçar me perguntando se já estávamos bem estabelecidos, se eu tinha conseguido arrumar tudo, se eu tinha gostado da casa.

O medo de ser assaltado deixa as pessoas cada vez mais isoladas, trancafiadas em suas casas. Resultado inevitável do crescimento das cidades. No entanto fico me perguntando: precisamos também fechar nossos corações?

3 comentários:

Rachel Kleinubing disse...

É verdade, Eli. Poucas pessoas, senão raras, tem a sua iniciativa, tão doce e gentil. Uma bela forma de iniciar uma nova história, sendo você mesma.

Alessandra disse...

Amiga, uma delicadeza dessas só poderia ter partido mesmo de vc. Ler esse registro seu me fez pensar no quanto somos frios ( me incluo diretamente nessa ) com tantas pessoas que estão perto e cruzam com nossos olhos diariamente.

CRISTINA SÁ disse...

ELI,
QUE SUSTO BOM! QUE SUSTO CARINHOSO! QUE SUSTO
GENTIL! E COMO GENTILEZA GERA GENTILEZA, SE TODOS
FOSSEM IGUAIS A VOCÊ, O MUNDO SERIA LINDO.
um bj
Cristina Sá do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.
blogspot.com