28 de fev. de 2012

Minha Tattoo




A palavra tatuagem vem do inglês , tattoo. Dizem que foi o Capitão James Cook que registrou em seu diário a palavra “tattow”, se referindo ao som da execução de uma tatuagem, quando eles utilizavam ossos finos como agulhas e um martelinho de madeira para introduzir a tinta na pele.

Finalmente fiz a minha, demorei a tomar a decisão pensando na dor, mas estava bastante enganada, no final estava quase dormindo embalada pelo barulhinho do aparelho, bem diferente do martelinho.

As primeiras tatuagens eram para marcar fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois vieram os relatos de vida social: virar guerreiro, sacerdote, rei, casar, identificar prisioneiros, pedir proteção, cura, distrair inimigos e até permitir a identificação após a morte por antepassados, como acreditava o povo “Pictus” do norte da Europa, segundo relatos encontrados em escritos antigos de Heródoto, o pai da história.

A tatuagem foi inventada várias vezes, em diferentes situações e continentes. Cada lugar teve seu propósito, sua técnica e resultado. Até mesmo na arte rupestre foram encontrados registros. Uma múmia encontrada em 1991, datada de 5300 anos antes de Cristo tinha tatuagens acompanhando toda espinha dorsal, além de uma cruz numa das coxas e desenhos tribais por toda perna.

O Ateliê que escolhi fica dentro de uma galeria de arte e em nada lembra aquelas salas pequenas, escuras e cheias de estranhos desenhos espalhadas por todos os cantos que a maioria de nós lembra quando o assunto é tatuagem. Ao contrário, o espaço é todo “clean” e aconchegante, me levando no tempo e fazendo parecer que estava em uma daquelas enfermarias de colégio onde as tias tem sempre chazinhos quentinhos que espantem todos os males.

Isso sem falar que se você não quiser lembrar que está fazendo uma tattoo pode olhar pela janela e ficar apreciando uma tela ou outra obra em exposição na galeria, todas sempre muito bem selecionadas.Agora vou borboletar!

Até,



Estúdio Teix com Jô ou Marco Teixeira. www.estudioteix.com.br

2 comentários:

Anelize disse...

Muito legal mamãe, sua tatuagem ficou linda, e adorei o texte.
Bjinhus ;*

Unknown disse...

muito linda eu adoro borboletas..tb tenho uma...bem colorida...
espero vc lá..um maravilhoso fim de semana..bjinho..http://papodetati.blogspot.com