20 de jul. de 2011

Campeonatos da vida



Todos os pais que tem filhos participando de atividades esportivas, volta e meia se deparam com algum campeonato. Interno, externo, municipal, estadual, nacional, internacional......nossa, quantas possibilidades. O meu , ou melhor do meu filho, foi entre escolinhas de futebol do seu time do coração. Aliás, quantas vezes fiquei irritada com familiares ou amigos por causa de futebol! Foi necessário ser mãe de um menino fanático, louco por futebol, para entender um pouco deste mundo. Compreender um pouco das regras, aprender geografia através dos times, da língua através dos nomes e tantas outras coisas que não faziam parte do meu mundo.

Campeonatos implicam em planejamento de horários, refeições adequadas e muito preparo emocional. Fico com a voz rouca de tanto gritar: Vai! Tira! Chuta! Corre! Levanta! Opa, aí o coração aperta, será que machucou? Será que está tudo bem? Foi falta! Sem dúvida, se meu filho está no chão foi falta! Mesmo que não seja, ...é coração de mãe!

Mas o legal é torcer sempre a favor. A favor do bem, do jogo limpo, justo! Afinal, é uma grande oportunidade de aprender, trocar experiência, gentileza, garra, coragem, integridade.

Infelizmente sempre me deparo com pessoas equivocadas nas torcidas: gritam para a criança do time adversário errar o chute, o passe. Xingam de ..... prefiro não repetir certas palavras! Fico pensando se esses pais tem consciência que no meio do campo estão crianças, no meu caso com menos de 10 anos. Muitas nem sabem o significado do que estão sendo chamadas, mas com certeza percebem a agressividade de quem grita.

E aí vemos tantas notícias tristes envolvendo crianças, como professores sendo agredidos nas salas de aula, e ficamos nos perguntando como isso ocorre. Porém vendo alguns pais proceder assim nas arquibancadas, começo a entender, infelizmente.

No entanto, estou sempre pronta a participar, levar, torcer, pois acredito realmente na importância do esporte e claro, fico imensamente feliz em ver meu garoto se divertindo e quando dá, vir embora campeão.

Parabéns filho pelo Primeiro lugar no seu primeiro campeonato inter escolinhas do Atlético!

4 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

ELI,
UM LINDO E SENSÍVEL TEXTO
SOBRE A VIDA, CAPAZ DE
LEVAR À REFLEXÃO.

UM BJ, EM ESPECIAL, PARA O
1º LUGAR DO CAMPEONATO
INTER ESCOLINHAS DO ATLÉTICO.

CRISTINA SÁ do blog:
http://cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

Rosa da Rosa ou Rosa Santos disse...

Olá Eli! Que lição você dá nesse texto... Gosto de ler suas experências compartilhadas. Tem um bolinho na blog pra Mamãe, grande exemplo! Um abraço amigo, Rosa.

Artes e escritas disse...

Gostei dos seus posts e parabéns para o seu filho na escolinha de futebol, gosto da Isabel e obrigada pela visita. Um abraço e Feliz Dia do Amigo,Yayá.

Rachel Kleinubing disse...

Sei bem do que vc fala, amiga! E que alegria vcs devem ter experimentado. Vê-los vitoriosos e realizados é algo sem explicação, né. Bjs e viva o meu afilhado campeão!