
Ontem estive em uma palestra no Instituto Geográfico e Histórico de Curitiba. Seria uma boa maneira de comemorar o aniversário de Curitiba.Vi um anúncio no jornal falando de uma palestra sobre a formação da identidade curitibana e pensei, quem sabe eu entendo melhor este povo né. Só que eu não fazia idéia de onde estava me metendo! Por ter saído na Gazeta, achei que teria muitas pessoas e eu seria apenas mais uma.
Ao chegar ao endereço fiquei encantada com o lugar, ao passar pela porta o passeio no túnel do tempo começou de forma natural. Fui recebida por um senhor vestido impecávelmente num terno com gravata borboleta com sorriso farto no rosto que perguntou quem eu era e que órgão representava. Nenhum órgão? Nenhum museu? Instituto? Ah, então deve ser acadêmica? Professora? Não, eu não me encaixava em nada, a simples curiosidade, ou ânsia em aprender parecia surprendê-lo.....e logo se juntou a nossa animada conversa outro senhor que chegava com livros que foi distribuindo aos presentes e era saudado de forma muito reverenciada. Também ganhei um, "Um Breve Estudo de Antroponímia Brasileira". O autor que me entregou o livro era João Manuel Simões, luso-brasileiro, escritor, poeta, contista, da Academia Paranaense de Letras, com mais de 50 livros publicados.
Assim eram as pessoas que estavam lá, poetas, editores, escritores, acadêmicos consagrados, criadores de hinos, senhores e senhoras que transpiravam cultura. Nenhuma frase deles era simples, banal ou corriqueira.
Acho que vou levar uma semana para absorver tudo o que ouvi e aprendi com tão agradável companhia. Sem falar na palestra em si, maravilhosamente ministrada pelo Sr. Anthony Leahy.
No meio de todo aquele intelecto apenas poucos visitantes, uma pena sendo a palestra gratuita e aberta ao público!
Fica aqui todo meu agradecimento ao pessoal do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná or momentos tão agradáveis! Obrigada!!!!