20 de abr. de 2012

Ubuntu





Ubuntu é uma filosofia ou um conjunto de valores éticos, difícil de entender com uma definição em palavras, mas fácil de compreender com o coração. Minha curiosidade foi despertada pela seguinte história:

"Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; Conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore.

Aí ele chamou as crianças e combinou a brincadeira, que quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho.

As crianças se posicionaram em linha, esperando pelo sinal combinado.

Quando ele disse “Já!”, imediatamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo juntas em direção do cesto. Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou por que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro.

Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?“

Segundo o arcebispo Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz:

"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-“preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.


A jornalista Giulianna Capello explica que “ubuntu conecta os seres humanos, destrói a indiferença diante da dor do outro, incorpora a troca de sorrisos com os vizinhos como um indicador de bem-estar, saúde e qualidade de vida."


UBUNTU significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!”

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante a experiência!!!!

Carlos Zemek disse...

E muito bom saber que em algum lugar, os humanos são capazes de ver seu grupo como um único organismo, onde todos trabalham pelo bem comum...

Alguém já parou para pensar como seria a Humanidade, seguindo esse mesmo princípio, todos trabalhando em prol do bem comum?

UBUNTU!!!