17 de out. de 2011

Museu de Arte da UFPR




O ato de presentear ou receber presentes invocam sensações agradáveis. Sempre fico pensando que os melhores presentes que recebi não vieram em embalados em papéis especiais, nem envolvidos em fitas brilhantes. Um presente sempre tem a intenção de demonstrar afeto.

Digo isso porque recebi um desses presentes especiais. Um convite para acompanhar uma amiga e seus alunos, todos envolvidos com arte, em visita a alguns museus aqui em Curitiba. Lugares especiais que eu ainda não conhecia. Passar uma tarde no mundo das artes é um bálsamo para mim, simplesmente amo!

Está acontecendo aqui a 6 Bienal de Curitiba Vento Sul, com o tema “Além da Crise”, considerado um dos maiores acontecimentos da arte contemporânea da América Latina.


Hoje vou falar do MUSA, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná. Acho o prédio da UFPR muito lindo, com suas colunas gigantes, suas escadas encantadas, seus vitrais coloridos, acho tudo fascinante. E foi lá que conheci o trabalho de Joaquin Sanchez e Marcelo Medina.

Joaquín Sanchez mostra um mergulhador boliviano que submerge na Baía de Rada, Iquique, no lugar de combate naval do Chile e da Bolívia em 1879. Neste local de conflito, 9 imigrantes formam a frase “Non se nadar” com letras feitas com água do mar congelada. O vídeo é projetado em quatro telas gigantes, e o som é tão perfeito que temos a sensação que a qualquer momento aquela água toda vai realmente nos envolver.


Já Marcelo Medina mostra uma série de pinturas- escritos com certo humor negro e cinismo que se misturam com contos infantis e marketing televisivo no seu trabalho intitulado Theatrum Mundi. Gostei em especial das duas telas acima.


6ª VentoSul – Bienal de Curitiba
Museu de Arte da UFPR - MusA
17 de setembro a 20 de novembro de 2011
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00
e sábados, das 09h00 às 13h00.
Fone (41) 3310-2603

3 comentários:

CRISTINA SÁ disse...

Oi! Eli,
Taí um presente que eu adoraria
receber. MARAVILHOSO!
bjs
Cristina Sá
http://cristinasaliteraturainfantile
juvenil.blogspot.com

CRISTINA SÁ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rachel Kleinubing disse...

Eli! Que delícia, conte sempre sobre as exposições a artistas pra eu acompanhar e aprender contigo! Bjs