
DANÇA
Então a vida é uma dança
de fogo
com a nossa sombra?
Sentimentos explodem,
um incêndio a cada passo.
Como entrelaçar
todas as músicas
que me habitam?
Roseana Murray
DANÇA
Então a vida é uma dança
de fogo
com a nossa sombra?
Sentimentos explodem,
um incêndio a cada passo.
Como entrelaçar
todas as músicas
que me habitam?
Roseana Murray
Ubuntu é uma filosofia ou um conjunto de valores éticos, difícil de entender com uma definição em palavras, mas fácil de compreender com o coração. Minha curiosidade foi despertada pela seguinte história:
"Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; Conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore.
Aí ele chamou as crianças e combinou a brincadeira, que quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho.
As crianças se posicionaram em linha, esperando pelo sinal combinado.
Quando ele disse “Já!”, imediatamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo juntas em direção do cesto. Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou por que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro.
Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?“
Segundo o arcebispo Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz:
"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-“preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos.“
A jornalista Giulianna Capello explica que “ubuntu conecta os seres humanos, destrói a indiferença diante da dor do outro, incorpora a troca de sorrisos com os vizinhos como um indicador de bem-estar, saúde e qualidade de vida."
UBUNTU significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!”
Hoje é o dia nacional do livro infantil. O nosso homenageado aqui no Brasil é Monteiro Lobato, um dos nossos maiores autores na literatura infanto-juvenil. Monteiro nasceu no interior de SP, na cidade de Taubaté em 18 de abril de 1882.
Iniciou sua vida literária escrevendo contos para jornais da escola. Passou grande parte da vida no interior e de lá trouxe seus personagens mais interessantes como o Jeca Tatu ( um caipira preguiçoso) e toda turma do Sítio do Picapau Amarelo que habita o imaginário de várias gerações.
Fui assistir a estréia da peça Penso Logo Resisto do amigo José Plínio Taques, que comemora seus 40 anos de teatro.
A peça é uma crônica divertida e crítica ao mesmo tempo, de como a vida pode ser solitária nos dias de hoje quando cada vez mais as pessoas se preocupam apenas com conexões virtuais e esquecem do valor de um caloroso abraço.
Um dos grandes momentos é a homenagem a poeta Helena Kollody. Além de atuar, Plínio assina o texto da peça que é dirigida por João Luiz Fiani.
Além do texto ser ótimo, fiquei encantada de ver a calorosa plateia cheia de amigos interagir agradavelmente com o ator.
A peça está em cartaz no Teatro Lala, na rua Treze de Maio, 629, de sexta a domingo, sempre 21:00hs
A literatura infantil surgiu no século XVII com o intuito de ajudar na educação moral das crianças.
Hans Christian Andersen, escritor dinamarquês, criou algumas das histórias mais famosas que com certeza habitaram a infância de todos nós, como “O patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e a min ha preferida dele “As roupas Novas do Imperador”.
Em sua homenagem, a data do seu nascimento foi transformada em Dia Mundial do Livro Infantil, 02 de abril.